1º workshop com os jogadores

Segunda-feira, 16/12/12, por volta do meio-dia, realizamos nosso 1º workshop com os jogadores. Leonardo Ramos, nosso produtor, coordenou a reunião. Abrimos com uma breve apresentação motivacional (à seguir):


Assista em tela cheia.

Em seguida, debatemos algumas dúvidas sobre ambientação e cosplay.
Segue um resumo imaginariamente enriquecido :)

Quem é o Lorde? Qual o propósito da Comitiva?
O Lorde e seus homens são jovens aventureiros, filhos segundos ou terceiros de famílias da pequena nobreza, interessados em desbravar a fronteira e provar seu valor, conforme os antigos costumes. Vocês são o grupo de apoio deles:  montam as tendas, cozinham, afiam as armas, carregam os equipamentos, anotam o diário da viagem, fazem vigília à noite, etc. Para isso vocês recebem um soldo.

Sobre barracas e caracterização das barracas: vamos ter de levar tudo?
Sim, mas talvez teremos uma mula NPC para nos ajudar. Em todo o caso, da sede do sítio ao local do larp são menos de 5 min de caminhada. O jogo se passa numa área localizada, sem a necessidade de grandes travessias. Para evitar a fadiga vocês podem assentar seus equipamentos explorar o local em busca de um lugar para montar acampamento.

Posso levar energético como se fosse uma poção, como se o apotecário tivesse feito?
Sim, mas é claro, isso não implica nenhum bônus meta-jogo. Esse tipo de combinado entre jogadores é válido. Para que cada um não leve seus próprios materiais de cozinhar, isso pode ficar a cargo do cozinheiro. Lucas Humberto, o próprio, já se disponibilizou para ajudar a orientar e coordenar a caracterização dos alimentos. A regra é simples: ao invés de biscoito recheado, miojo e doritos, leve pão sovado, legumes para sopa e stiksy (que você pode dizer que é um galho ou raiz comestível).

Mas só como miojo, e não gosto de nada verde, aguado ou que não tenha glutamato monosódico...
Encarar comidas e bebidas como parte da caracterização não é arranjar uma desculpa para continuar comendo o que você gosta num mundo de fantasia medieval. Antigamente as pessoas faziam suas refeições coletivamente e o ideal é que a comida circule num esquema comunitário. Como num amigo oculto, vocês podem decidir um valor médio de gasto com comida de modo a abastecer com folga toda a comitiva. Ao escolher o que levar, não pense no que você quer comer, mas num ingrediente/alimento que ajudaria a compor a cena da refeição. Mais uma vez, recorram ao Lucas para orientações.

Posso começar o live usando um kilt escocês e/ou uma pintura corporal? Posso me chamar Macleoud?
Vamos comentar isso de forma mais abrangente.

Primeiro ponto: pense em como você quer que seja o seu Personagem no live. Ótimo: você não é isso! Você pode até se tornar isso um dia, mas não começar assim. Por que esse jogo não é sobre ser alguma coisa, mas sobre se tornar alguma coisa. Para isso todos vocês definiram muito claramente seus propósitos.

Segundo ponto: clichês e arquétipos ajudam você e os outros a jogarem com o seu Personagem, mas isso não significa importar personagens diretamente de outros mundos. Akitan só pode ser um cenário original com a ajuda de vocês. O jogo é uma criação coletiva. Não funciona você adicionar suas tintas e perder de vista a beleza do quadro.

Regina Gomes notou que na apresentação motivacional faltaram mais exemplos de cosplay femininos
E nos lembra de um exemplo clássico: Xena e Gabrielle. Especialmente a última tem figurinos mais simples e adaptáveis ao live. Hazel Hulse, nossa cosplayer de plantão, também se disponibilizou a orientar a todos com relação a tecidos, cortes, dicas de costureiras e coisas do tipo. 

=

Finalmente, alguns repasses importantes.
Teremos outros dois workshops antes do live:
  1. Entre 06 e 13/Jan, à combinar briefing das regras, discussão do background dos Personagens e acompanhamento dos cosplays em desenvolvimento.
  2. Entre 19 e 25/Jan, à combinar - "ensaio" de caracterização, com prova das roupas e discussão dos arranjos para comida e transporte no dia do evento. O que for incompatível com a ambientação será vetado.