A Comunidade

Viçosa tem uma comunidade de RPG relativamente organizada em torno de uma associação local (a ARV), que promove anualmente o Encontro de jogadores da cidade. Em 2014, o ERPGV chegou a sua 19ª edição, mantendo a tradição de apresentar o hobby a novos jogadores.

Com o crescimento do evento nos últimos anos também cresceu o interesse pelos larps. Ao mesmo tempo, a internet vem aproximando criadores e realizadores de jogos aqui e ali, um movimento materializado pela segunda vez consecutiva no Laboratório de Jogos de Belo Horizonte, este ano.

Para aqueles interessados em ficção e aventura...

Fronteiras de Akitan é uma série de larps medievais low fantasy promovida por um coletivo ligado a Associação de RPGistas de Viçosa nesta cidade. Ele foi imaginado em 2007, entrou em pré-produção em 2012, e teve seu episódio piloto nos dias 9 e 10 de março de 2013. Mas sua origem é mais antiga.

Ela recupera a tradição de Monte Santo, uma série de “larps de aventura” – com direito a trilha, acampamento, perrengue de chuva e noites de vigília em torno da fogueira – realizado em Viçosa em 2001, antes do surgimento da ARV. Apesar das diferenças entre as duas séries – tínhamos elfos e halflings em 2001, mascates e cozinheiros em 2013 – os colegas e o espírito daqueles larps nos acompanharam desde então. As armas ainda são cenográficas, feitas de ferro e não de espuma, como em outros larps medievais, e todo o combate é encenado de maneira teatral.

Relembramos esse percurso num pequeno artigo no livro do Knutepunkt de 2013.