Apresentando: A Larpoteca (The Larp Library)

Junto com a TV Larp e a LarpMagazine, que eu explico outra hora, a Larpoteca integra uma iniciativa de curadoria digital colaborativa com o objetivo de colecionar/apresentar referências para a comunidade de larp brasileira e curiosos.

Para os curiososdá pra passear e descobrir coisas novas, compartilhar clips e textos. Para os desenvolvedorestambém dá pra incorporar textos e seções a seus blogs e sites. Para todos nós, pode ser um espaço comum e uma possibilidade de nos encontrar no que fazemos quando jogamos ou produzimos larps.

Mas todos esses textos já não estão disponíveis, ao alcance de uma busca?

Bem, livrarias e bibliotecas continuam existindo mesmo com lojas virtuais e publicações digitais. Se ainda as visitamos não é exclusivamente para comprar, alugar ou "baixar" textos, mas pra topar, dar de cara com eles enquanto vagamos entre as estantes. Então eu acho que vale ter uma Larpoteca.

Atualmente está tudo numa pilha com mais de 70 publicações, incluindo:
  • Nordic Larp (o livro)
  • Kuntepunkt books (2001-2014), da conferência nórdica
  • KoLa books (2012-2014), da conferência polonesa
  • Wyrdcon companions (2010-2013), da conferência americana
  • Todos os números da extinta Playground Magazine
  • Os artigos relacionados a larp do IJRP, da DIGRA e da Mais Dados
  • Roteiros de aplicação para os jogos do Shifting Forest, Electro-larp, Luiz Prado e outros
  • Documentação dos larps Kapo, White War, Mad about a boy, Just a Little Lovin, etc.
É tudo o que deu pra juntar até agora. Podia estar no computador e pronto, mas achei melhor fazer assim.

Se houver mais curadores, podemos organizar uma seção só para os roteiros de aplicação, outra para documentação, dar destaque a coisas interessantes e apresentar os textos com descrições sucintas português/inglês. Depende de como a iniciativa for se desenvolvendo. E se não rolar, ao menos fica tudo numa pilha só!

A propósito, antes que alguém pergunte, ficaram de fora, por que são textos pagos, o Pocket Guide to American Freeform (Lizzie Stark), o Larps from the Factory (vários autores), a adaptação do DramaSystem de Robin D. Laws para larp por Emily Care-Boss, entre outros.

Se mais alguma coisa ficou de fora, posta na comunidade do Larp Brasil no facebook e marca o perfil de Akitan. E se quiser ajudar a organizar, apresentar e manter organizado o conteúdo da Larpoteca, entre em contato.

Um abraço a todos, uma boa leitura,
& longa vida ao larp brasileiro.



Publicado por Goshai Daian, 12/07/2014, 18:32
Para incorporar a seção geral ao seu blog ou site no "modo estante", configure e use o código abaixo:
<iframe frameborder="0" height="200px" id="bloxFrame" name="bloxFrame" scrolling="auto" src="http://static.issuu.com/widgets/shelf/index.html?folderId=2cbd4c7e-c1d5-4a3e-8df0-6480cd50a31f" width="100%">
</iframe>